A mochila ideal?

Por que saber sobre mochilas? Uma das razões é para evitar cair numa desilusão, outra, saber investir no equipamento certo. E, ainda, para ter consciência do quanto você pode esperar da mochila escolhida. 

O universo das mochilas é tão grande, pois existem mochilas de todos os tipos, preços e aplicações.
E é sobre essa diversidade que vamos conversar.
No passado, as mochilas eram equipamentos pesados, cheio de estruturas de metal e projetados para um único fim: levar carga. Não havia tanta opção. Ou seja, mochila de caminhada era o mesmo de uma viagem normal. Mochilas projetadas para mulheres? Nem pensar! No entanto, muita coisa mudou de 20, 30 anos para cá. A facilidade em viajar aumentou, o mercado cresceu, marcas investiram em tecnologias.
O resultado foi uma ampla variedade, mochilas criadas para os mais diversos públicos: urbano, viajante, trekker, escalador, trail running, etc…

Tipos de mochilas


Já sabemos que existem diversos tipos de mochila, não é? Então, de acordo com a temática vamos classificar as mochilas em três grupos: mochila de ataquemochila de trekking e mochila de viagem.

Mochila de ataque


Leve e versátil, a mochila de ataque é uma parceira que vai qualquer aventura. Normalmente, encontramos com o volume de carga de 20 a 40 litros. Mas sabemos que tamanho não é tudo. Esta mochila, dependendo da marca escolhida, pode ser bastante sofisticada.

Ao contrário das mochilas do dia a dia, a de ataque possui diversas afinações, compartimentos, bolsos. São mais resistentes e melhor trabalhadas. Podemos dizer que é uma mini mochila de guerra. Aguenta a carga dentro do seu volume de capacidade.

Ideal para o dia a dia de uma aventura, a mochila de ataque é um equipamento essencial, principalmente em aventuras de aproximação à montanha. É essencialmente uma mochila de ataque ao topo. E por isso recebeu este nome de “mochila de ataque”. E também é perfeita para trilhos curtos, escalada, e outras atividades.

Mochila de trekking


Alguns trilhos são exigentes e não se contentam com qualquer mochila. Pode parecer exagerado, mas não é. Se a travessia é árdua, não vai querer um desconforto contínuo, um incómodo impossível de ser amenizado, uma mochila que não distribua o peso adequadamente. Uma boa mochila amplia sua experiência. E por isso tem a obrigação de ser confortável.

Mochila de trekking, é projetada para aguentar, para não deixar ninguém na mão durante uma travessia. A mochila costuma ser mais cheia de detalhes, são pensadas milimétricamente para que o viajante/trekker tenha maior desempenho e conforto durante uma caminhada.

A litragem ideal


Muitas variáveis, muitas mesmo, influenciam a escolha do tamanho da mochila. São os equipamentos que ditam a ideal: tamanho/peso da tenda, equipamentos de cozinha, saco de dormir, tipo de alimentação, roupas adequadas ao local do trekking. Portanto, a lista a seguir é apenas uma base e pode variar de pessoa para pessoa. Levando em consideração os equipamentos que possui e também a condições climatéricas do destino escolhido.

Com exceção ao primeiro item, a relação baseia-se em trekking com pernoita. ok?

  • Hiking / Trekking de 1 dia | mochila de 20 a 30 litros
  • Trekking de 2 a 3 dias | mochila de 40 a 50 litros
  • Trekking de 4 a 5 dias |mochila de 50 a 60 litros
  • Trekking de 6 a 7 dias | mochila de 60 a 75 litros
  • Trekkings Longos / Expedições | acima de 75 litros

Escolher a mochila de trekking


A escolha da mochila de trekking gera sempre dúvidas. Mas não desespere. É normal. Existem muitas questões, seja pela litragem, modelo, marca, preço. Então, se você está disposto a comprar uma mochila, leve em consideração os itens essenciais que o equipamento deve ter.

Barrigueira ou Cintura


É um pormenor indispensável. Muitos não sabem, mas a cintura tem a função de repartir a carga para o restante do corpo. Ou melhor, distribuir o peso para o quadril, que é uma das regiões mais fortes do nosso corpo. Uma boa mochila consegue aliviar o peso nos ombros em até 70%. Cá entre nós, não é pouca coisa. A Mochila boa tem que ter uma cintura boa.

Regulador de altura


Evite uma mochila “corcunda”. Uma mochila sem este ajuste certamente não será confortável. O sistema de regulação de altura permite que a mochila se adapte perfeitamente ao corpo de qualquer pessoa. E faz toda a diferença.

Regulador de largura e altura de alças


Poucas mochilas possuem o sistema de largura de alças. Não chega a ser um item essencial, mas ajuda no ajuste perfeito. Algumas marcas têm larguras distintas para modelos masculinos e femininos. O ajuste de altura de alças também deve ser observado.

Fita peitoral


É um ajuste simples, mas fundamental. A fita peitoral faz com a mochila não altere o centro de gravidade, deixando a próxima justa ao corpo, sem perder o equilíbrio.

Armação


É o esqueleto. Boas mochilas tem a responsabilidade de ter uma armação que garanta a postura correta da mochila.

Encosto


Há vários tipos de mochilas e, consequentemente, há também vários desenhos de encostos. As boas marcas trazem o sistema de costado respirável, que reduz a transpiração e que traz um conforto significativo. Mais do que isso, o encosto deve ser confortável e resistente.

Compartimento para bolsa de hidratação


A mochila tem que ter um cantinho reservado para a bolsa de hidratação. E digo: faz toda a diferença na hora de organizar toda a tralha.

Bolsos


Considero item obrigatório. Quanto mais, melhor. Os bolsos da tampa da mochila são os mais preciosos na minha opinião. Ajudam bastante. Grande parte das mochilas também trazem bolsos laterais para o uso de garrafa de água. E algumas cinturas também trazem bolsos que acabam sendo um plus a mais.

Fitas de compressão lateral


São de grande ajuda na hora de ir para a batalha. Elas possuem a função de compactar os itens internos. Faz com que a carga não desloque durante o trekking. E também são utilizadas para transportar isolante térmico, lona, bastões de caminhada, etc…

Capa de chuva


Por mais que uma mochila seja resistente à água, dificilmente resistirá a uma pancada de chuva. Por isso considero a capa de chuva item obrigatório em mochilas de trekking. E mais do que isso, ela também protege de arranhões. E até facilita a caminhada em locais de densa vegetação, evita enrroscos.

Fecho


Por incrível que pareça, o fecho pode ser um ótimo medidor de qualidade de uma mochila. Boas mochilas de ataque e carga possuem o fecho da marca YKK.

Uma boa mochila tem o seu valor, boa e barata dificilmente irá encontrar. Acredite numa coisa, você terá os seus piores dias de vida decretados se uma alça da mochilo arrebentar durante uma travessia. Então, meu amigo, invista numa boa. Numa viagem urbana dá para arriscar numa mochila duvidosa, mas em trekking, não.


Nota: Antes de escolher a sua mochila, consulte amigos, leia / veja reviews, converse com caminheiros. Procure referências e encontre a mochila ideal para si. 

Se é marinheiro de primeira viagem, recomendo mochilas com valores mais em conta. E o motivo é muito simples: você não sabe se vai gostar de andar com a mochila nas costas. Evite prejuízo. Mochilas encontradas nas grandes superfícies, por exemplo, são excelentes para quem está dar os primeiros passos no mundo das caminhadas. E também podem ser tranquilamente utilizadas nos primeiros trekkings. Assim dá para ter ideia daquilo que lhe faz falta e evoluir para uma Boa Mochila!

Se é marinheiro de primeira viagem, recomendo mochilas com valores mais em conta. E o motivo é muito simples: você não sabe se vai gostar de andar com a mochila nas costas. Evite prejuízo. Mochilas encontradas nas grandes superfícies, por exemplo, são excelentes para quem está dar os primeiros passos no mundo das caminhadas. E também podem ser tranquilamente utilizadas nos primeiros trekkings. Assim dá para ter ideia daquilo que lhe faz falta e evoluir para uma Boa Mochila!

Boas aventuras!

A equipa da Trekk in Portugal!